WordPress: o que é isso?

O que é o WordPress?

criacao-de-sites-em-wordpressÉ comum encontrarmos na Internet uma série de sites definindo WordPress como “o maior CMS (Content Management System) do mundo, escrito em PHP, com base de dados MySQL, para a criação de blogs, sites comuns ou portais de notícias”.

E, de antemão, afirmo que essas informações estão corretíssimas. Essa é uma boa definição técnica do WordPress. Mas, o que isso significa para uma pessoa que não é, assim, tão “chegada” em tecnologia?

Eis, portanto, a questão que me motivou a escrever esse post. Pretendo explicar aqui, de forma fácil (o que é difícil), o que significa ter o tal WordPress no seu projeto.

Vamos lá?

O WordPress, em uma linguagem simples e acessível, é um sistema utilizado para administrar a estrutura e o conteúdo de websites (vou usar o termo website para falar de blogs, sites e portais, ok?). Dessa forma, toda vez que você ouvir dizer que um site foi “construido utilizando a plataforma WordPress”, entenda que esse site possui uma área profissional para administração, online, da sua estrutura e do seu conteúdo.

Para desenvolvedores, vantagens é o que não falta ao utilizá-lo. Ele é uma plataforma sólida, segura e conta com diversas ferramentas que facilitam sua utilização – além de ser uma ferramenta gratuita.

Então você me pergunta: e daí?! Quais são as vantagens para o cliente final?

Para responder, listarei as vantagens que pra mim são as principais. (acho apenas essas serão capazes de te convencer a pedir o WordPress no próximo projeto de marketing digital da sua empresa).

1 – Painel Administrativo de Fácil Utilização

o que e wordpress painel administrativo

O WordPress possui um painel administrativo muito bem organizado, que permite fácil alcance a todas as funcionalidades necessárias para administrar o website.

A imagem acima é um print do painel administrativo. Trata-se de uma área online, que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet. Não é preciso instalar nenhum programa. Portanto, você pode atualizar as informações do seu site a qualquer hora e lugar.

O painel Administrativo do WordPress, que é restrito aos usuários cadastrados no site, possui uma interface amigável e bastante intuitiva, onde é possível alterar praticamente todo o conteúdo de um site sem precisar ter conhecimento de linguagens de programação, banco de dados, etc. Ou seja, seu negócio não fica engessado, dependendo de uma empresa ou um técnico para fazer alterações no conteúdo do seu site.

2 – Editores de Texto Amigáveis para Criação de Páginas e Posts

o que e wordpress painel novo post

Acima, temos um print da tela de postagens. Essa é uma tela padrão, usada para edição de praticamente todas as seções de um website.

Observe que, guardadas algumas especificidades, é um ambiente muito semelhante ao dos editores de texto, como o Word por exemplo. Isso reforça a afirmação de que não é necessário conhecimento técnico avançado para trabalhar com o WordPress.

3 – Criação de Páginas e Posts em Editores de Texto Amigáveis

Uma outra grande vantagem do WordPress é o fato dele “falar a língua” dos mecanismos de buscas (Google, Bing e outros). Isso é um diferencial muito importante para um website, uma vez que, “falando a mesma língua” dos mecanismos de buscas, a sua indexação nos resultados de pesquisas tende a ser mais efetiva. Assim, o link para o seu website poderá aparecer nas primeiras posições das pesquisas com mais frequência, aumentando o número de visitantes qualificados ao website.

Além disso, o WordPress, por ser um software de licença aberta, possui uma comunidade enorme de desenvolvedores que trabalham em conjunto para melhorar a ferramenta. Dessa forma, a plataforma possui inúmeras possibilidades de expansão, o que inclui diversas funcionalidades adicionais para otimizar o website para indexação nos mecanismos de busca e outras funcionalidade de SEO.

logo-wordpress-criacao-de-sites

E então?
Estamos falando de uma ferramenta poderosa, concorda?

É importante ter em mente que, em se tratando de marketing digital, o primeiro e mais importante passo a ser dado é aquele no sentido de estruturar um website técnico, focado nos objetivos do negócio e na adequação para mecanismos de busca (de que vale um site no ar se ninguém o acessa? Ou quando acessa não consegue encontrar o que deseja?).

Assim, utilizando o WordPress no seu projeto de marketing digital, a primeira certeza que você poderá ter é a de que seu website estará estruturado sob a plataforma que, senão a melhor, é a mais utilizada no momento no mundo. E o melhor, seu website estará pronto para falar “a mesma língua” dos mecanismos de busca, além de possibilitar a inserção, a alteração e/ou a exclusão do seu conteúdo sem depender da interação de terceiros.

Bom pessoal, espero haver conseguido explicar para vocês as vantagens que a utilização do WordPress oferece para os projetos de marketing digital e, consequentemente para o seu negócio.

Até a próxima!